
Espero que tenham aproveitado a primeira aula. Com o nervosismo, acabei me equivocando em relação à velocidade do movimento de rotação da Terra - na verdade, a Terra atinge na linha do equador, 1674 km/h. O raio do nosso planeta é de 6 400 km.
Aproveitando ainda sobre o movimento de rotação, segue um pequeno texto que explica melhor sobre esse importante movimento:
Rotação é o movimento que a Terra faz ao girar em torno de seu próprio eixo no sentido anti-horário. Não só a Terra, mas todos os planetas do sistema solar e o Sol realizam o movimento de girar em torno de si mesmo. A rotação completa da Terra (360º) dura exatamente 23 horas 56 minutos 4 segundos e 9 centésimos. Esse movimento é responsável por pela existência dos dias e das noites. Quando um lado da Terra está para o lado do sol, é dia, consequentemente, do lado oposto é noite.
Sem o movimento da rotação, não haveria vida na Terra, já que este movimento desempenha um papel primordial no equilíbrio de temperatura e composição química da atmosfera. A Terra realiza o movimento de rotação a uma velocidade impressionante: medida na linha do equador, ela atinge 1 674 km/h. É mais rápida que o som, que se propaga a cerca de 1,2 mil km/h. A velocidade de rotação de Júpiter, o maior planeta do sistema solar, é de 40 mil km/h na linha do equador. A rotação do planeta Terra ocorre de oeste para leste, ou seja, o Leste vê o nascer do sol primeiro que o Oeste. Um exemplo disso é o caso do Brasil e do Japão, onde a diferença de fusos horários é exatamente 12 horas, assim, quando no Japão são 6h da manhã, no Brasil são 6h da tarde.
Continuem acompanhando novidades aqui no nosso Blog e desculpem pelo equívoco!