quarta-feira, 3 de março de 2010

Terremotos e movimento de rotação

Car@s alun@s:

Como vão os estudos? Espero que vcs estejam acompanhando as notícias pelo mundo afora e pelo Brasil adentro e revisando os conteúdos das demais disciplinas.

Com certeza, o assunto da vez é sobre o terremoto que aconteceu no Chile, que ocorreu no nosso primeiro dia de aula. Ainda não publiquei nada, porque vamos estudar esse assunto com mais detalhes no Módulo I: Geografia Física, Tema 03: Geologia Geral.

No entanto, de manhã, recebi um e-mail de uma colega de vocês, da turma de SVEST, a Ana Paula (agradeço a informação) e não pude resistir à tentação :). A colega afirmou que recebeu um twitter, dizendo o seguinte: "O terremoto que atingiu o Chile atingiu o Chile alterou o eixo de rotação da Terra e deixou os dias 1,26 microssegundos mais curtos". Ela pediu para que eu comentasse sobre isso, se era verdade ou era mito.

Galera, de fato isso pode acontecer, porque o terremoto que houve no Chile, que foi um evento de grande magnitude (isso é um conceito que vamos ver daqui a duas aulas), de 8,8 na escala Richter, o que ocasiona a mudança de posicionamento de centenas de quilômetros de rocha, alterando a distribuição de massa na Terra, o que produz uma ligeira modificação no eixo da Terra. Uma outra observação é que o terremoto que houve no Chile produziu uma energia 100 vezes maior do que aquele que houve no Haiti e não houve tantos prejuízos materiais e humanos (vamos ver isso num outro tópico, cenas do próximo capítulo :)

Percebam que mesmo um terremoto com energia equivalente a 3000 bombas atômicas (e não, 12525), de acordo com o Prof. Dr. João Willy Rosa, do Departamento de Sismologia da UNB (Universidade de Brasília) provocou uma alteração de apenas 1,26 microssegundos no eixo de rotação.

Lembrem que 1 microssegundo é a milionésima parte de um segundo, ou seja, 0,000001 segundos; portanto, na situação, temos uma alteração de 0,00000126 segundos.

Reparem que o terremoto, para o nosso planeta, foi um simples "arranhão" e para nós, seres humanos, os estragos foram bastante significativos.

Falando nisso, fiquem antenados, pois ainda teremos alguns posts falando sobre terremotos e outras "catástrofes naturais", como tsunamis, vulcões, ciclones, furacões, tornados...

Ah, não se esqueçam, de que caso vcs encontrem alguma notícia interessante que esteja relacionado de alguma forma à Geografia, vcs estão à vontade para publicar . Mandem para o e-mail do curso (geografia.geb@gmail.com) e assim que possível, tentarei fazer alguns comentários a respeito aqui no Blog.

Até mais, gente!

Um comentário:

  1. Olá, Professor Sun.

    Terremoto, escala Richter, catástrofes naturais, é um mistério para mim ainda. Tenho que prestar atenção na aula de tema 03, para ver se entendo um pouquinho como isso acontece, e etc.

    O e-mail do curso está anotado.

    (Professor.. Para comentar aqui, é necessário fazer uma conta no google, associado ao blogger, acho que isso impossibilita um pouco, dos alunos comentarem aqui!)


    Aluna do Geb, Svest!

    ResponderExcluir