quarta-feira, 7 de abril de 2010

Asteroide passa "perto" da Terra nesta 5ª feira

Olá, pessoal!

Mais uma notícia fresquinha sobre astronomia, do portal R7, da rede Record, sugerida mais uma vez pela aluna Ana Paula (parece que só ela está participando efetivamente aqui, hein!) - quero ver todos participarem ou vcs não estão lendo ou estudando? Gente, estudar uma hora por dia não mata ninguém!

Um asteroide recém-descoberto pela Nasa (agência espacial dos EUA) vai passar bem próximo da Terra nesta quinta-feira (8). Na hora da maior aproximação, o objeto espacial, chamado 2010 GA6, vai estar a 359 mil km da Terra, o que representa 90% da distância entre o nosso planeta e a Lua. O asteroide tem 22 metros de comprimento.

Apesar disso, não é preciso temer qualquer impacto com a Terra, diz Don Yeomans, pesquisador da Nasa, em comunicado.

– Voos rasantes de objetos próximos à órbita da Lua são detectados de tempos em tempos.

Asteroides são objetos espaciais metálicos e rochosos que fazem sua órbita em torno do Sol, mas são muito pequenos para serem considerados planetas. A maior parte está localizada entre Marte e Júpiter.

Os asteroides e os cometas que passam próximos da Terra são detectados usando telescópios que ficam em terra e no espaço. A Nasa descobre esses objetos, calcula as distâncias e determina se há algum risco para o planeta. Não é o caso do 2010 GA6.

Lembrem-se que na Astronomia, as distâncias são muito grandes - trabalhamos com a ordem de grandeza em milhões anos-luz, ou seja, a distância percorrida se conseguíssemos alcançar a velocidade da luz (que vale 300 000 km/s) em um ano. Como já vimos, um ano luz tem aproximadamente 9,5 . 10^15 metros. Observem também que a palavra "asteroide" não tem mais acento agudo, com a Reforma Ortográfica!

Por isso, que a distância de 360 mil km é "dois palitos", rs.

Um comentário:

  1. No site do G1 ainda há outra notícia similar a essa do asteroide 2010 GA "Em março, outro asteroide de tamanho similar ao 2010 GA6 passou de raspão pela Terra. Se acontecesse uma colisão com um corpo celeste desse porte, o impacto seria parecido ao de mil bombas atômicas similares à lançada sobre Hiroshima. De acordo com astrônomos, asteroides regularmente passam pela órbita terrestre e o risco de colisão é quase sempre mínimo." Escampamos de mais uma,ufa! =)

    ResponderExcluir